Notícias
Saúde alerta sobre virose da mosca e orienta medidas de prevenção
Alerta destaca importância da higienização para prevenção
Data de Publicação: 15/01/2026
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Gurgueia (PI) chama a atenção da população sobre os cuidados preventivos contra a “virose da mosca”, doença que costuma se espalhar no período chuvoso e que afeta principalmente crianças e idosos.

Os sintomas são comuns e muito parecidos com os sinais da dengue, mas com algumas diferenças. São eles: Febre, diarréia, vômitos, cólicas abdominais, dor no corpo e falta de apetitite.
Ao apresentar estes sintomas, a Secretaria recomenda que procure uma das Unidades Básicas de Saúde para evitar o agravamento da doença.
A “virose da mosca” não é transmitida apenas por este inseto. A transmissão ocorre, principalmente, por meio da contaminação de alimentos e água, o que pode acontecer através das mãos da própria pessoa ou de outras ou de insetos que transportem os microrganismos.
Alguns cuidados são fundamentais para evitar a contaminação da doença, entre eles: Lave bem as mãos, Mantenha os alimentos bem fechados, Evite lixo e restos de comida expostos e Cuide da higiene do ambiente.


