Inseminação artificial apresenta resultados no melhoramento genético bovino em São Gonçalo do Gurgueia

Iniciativa melhora a produção e movimenta a economia da pecuária no município

Data de Publicação: 13/01/2023

A inseminação artificial é a nova aposta de pequenos produtores em São Gonçalo do Gurgueia (PI) por causa de um projeto criado pela prefeitura, que já apresenta resultados excelentes.  Na companhia do secretário de Agricultura, Edivanilton Paiva, o prefeito Paulinho Enfermeiro esteve visitando propriedades rurais e conferindo in loco o resultado das primeiras inseminações.

O Programa de Inseminação Artificial foi introduzido pela prefeitura em parceria com o SEBRAE, no ano de 2022 e tem como objetivo o melhoramento genético do rebanho bovino e visa incrementar a renda dos criadores, com o aumento das vendas de leite, bezerros e animais para corte.

No seu início, o programa contemplou as localidades: Araras, Tombador, Tamboril, Pereiros e Saquinho. Na oportunidade, cerca de 70 animais receberam aplicação de do material genético.

O prefeito Paulinho Enfermeiro explica que o incentivo contribui para economia da cidade. “Os resultados já são visíveis, o programa agrega no melhoramento genético do rebanho bovino dos nossos criadores. A gente enxerga isso como um setor muito importante na economia do nosso município”.

O programa segue nesse ano de 2023, através do + Pecuária em parceria com a CONCEPTO VET e CONAFER BRASIL. A secretaria municipal de Agricultura, realizou reuniões na zona urbana e rural, com informações aos pecuaristas e apresentação do programa de melhoramento genético.