Semma fala sobre os serviços de abastecimento de água em São Gonçalo

Data de Publicação: 23/11/2023

Semma fala sobre os serviços de abastecimento de água em São Gonçalo

Em São Gonçalo do Gurgueia, o sistema de abastecimento de água é municipalizado, diferente da grande maioria dos municípios.

A gestão municipal tem feito o seu papel. Desde 2017 foram perfurados mais de 15 poços, totalizando uma quantidade de reservatórios de água que somados, chegam a mais de 200 mil litros. Nos últimos 6 anos, a quantidade de água que é distribuída diariamente para a população dobrou, atendendo a zona urbana em sua totalidade e a zona rural, nas mais diversas localidades.

Verificação da disponibilidade hídrica e funcionamento do sistema de abastecimento nos bairros da zona urbana e na zona rural do município entre os meses de agosto a novembro( épocas mais quentes).

A Administração Municipal vem garantindo a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva nos poços e em toda a rede de abastecimento. Esses serviços são executados por funcionários do município em parceria com empresa contratada especialmente para este fim.

Durante todo o período de estiagem, principalmente, os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente realizam visitas e reuniões em diversas localidades, verificando a funcionalidade dos poços, resolvendo problemas detectados e falando sobre a conscientização e o cuidado que todos devem ter com o consumo de água que é um bem precioso e necessário para a sobrevivência humana.

Estamos enfrentando um período de altas temperaturas e consequente seca, não apenas em nosso município, mas em todo o estado do Piauí”, disse Jasmine Sena, Secretária Municipal de Meio Ambiente.

“Não temos dúvidas de que o papel da administração vem sendo feito, no que se refere a conscientização do consumo de água e aos serviços de manutenção de toda a rede de abastecimento. O que pedimos é que a população colabore com a gestão, evitando o consumo excessivo, pois é preciso garantir água para essa geração e para as gerações que estão por vir”, completou.

“Pedimos ainda que cada consumidor, percebendo algum tipo de desperdício (o que muitas vezes, causa a falta de água), converse com o seu vizinho e em último caso, denuncie, inclusive se presenciarem a má prestação de serviços pela empresa terceirizada e pelos próprios funcionários da Prefeitura”, finalizou.

Qualquer manifestação pode ser registrada de forma presencial na Prefeitura Municipal, na Secretaria de Meio Ambiente ou no link que segue abaixo: